Conheça a Alcateia Ivanocko!

Os jovens participam da alcateia entre os 6,5 e os 10 anos, e aprendem muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e começam a desenvolver suas primeiras habilidades sociais.
“O livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o que inspira a organização do Ramo Lobinho, juntos, formam uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas.

Cada matilha tem de quatro a seis lobinhos, entre meninos e meninas, e esse grupo se mantem junto durante todo o período em que ficam nesse Ramo.
Com esses amigos, fazem jogos, brincadeiras, vivem aventuras, aprendem sobre a importância da boa ação diária e ainda são incentivados a fazer sempre o Melhor Possível, esse inclusive é o lema do ramo.

Assim como na sociedade como um todo, em nossa alcateia também temos alguns deveres. E estes deveres devem ser seguidos por todos os Lobinhos, que os conhecem através de outros nomes, a "Lei do Lobinho" e a "Promessa do Lobinho".

Lei do lobinho:
1º Art - O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
2º Art - O Lobinho pensa primeiro nos outros.
3º Art - O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
4º Art - O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
5º Art - O Lobinho diz sempre a verdade

Promessa do lobinho:
Prometo fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Obedecer à Lei do lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

Nossa alcateia tem este nome pois homenageia o nosso saudoso chefe Eduardo Ivanocko ou como era mais conhecido, chefe Baloo, isso porque dedicou a maior parte de sua vida escoteira como chefe de alcateia onde era o Baloo para os nossos lobinhos. O chefe Ivanocko infelizmente já nos deixou e partiu para o grande acampamento mas nossos lobinhos ainda guardam muitos dos seus ensinamentos pois eles vêm sendo passados de geração após geração